sexta-feira, 27 de junho de 2014

URGENTE!!! Apoio aos Ka'apor.

"Senhores, estamos há 1 ano e e meses em atividades de monitoramento territoril e ambiental indigena na TI Alto Turiaçu, há 05 meses realizando o Etnomapemento da área com cerca de 80 jovens e adultos ka'apor. Cerca de 70% do territorio indigena foi fechado para agressões a floresta. Restando apenas uma parte a ser fechada onde se concentram uma estrutura pesada de madeireiros e serrarias que sairam de Paragominas, Pará, Centro -oeste maranhense e do entorno da TI Awá (Recentemente desintrusada).

Os Ka'apor e demais povos indigenas no Brasil estão dando para o Estado Brasileiro uma verdadeira demonstração de autonomia e comprovando a falta de compromisso e inoperancia dos órgãos públicos que deveriam resguardar e proteger os territorios indigenas e instituições cientificas que deveriam apoiar e colocar os saberes coletados, muitas vezes, sem anuencia desses povos a serviço de sua proteção. 

A cada dia os ka'apor vem maturamente exercendo essa autonomia que lhes estão custando agressões, tiros, intimidações, ameaças, perseguições na cidade, entre outros. Esses últimos três dias realizaram uma missão na floresta com cerca de 90 pessoas, em sua maioria jovens. Apreenderam armas, moto-serras, motocicletas, caminhões, trotores esteiras. Chegaram a prender, soltando as pessoas posteriormente, haja vista, nenhum órgão agir em prol dessa população indigena. 

Existe uma determinação judicial que está para vencer no final deste mês, onde a Funai deveria criar Postos de fiscalizaçãoe vigilancia com a anuência e participação dos indigenas e, até o persente momento, nada feito. 
Essa noite (26/06/2014), dois grupos de madeireiros em dois municipios da regiao se juntaram e estão ameçando invadir duas aldeias da Terra Indigena nos municipios de Nova Olinda do Maranhão e Santa Luzia do Paruá. Lembrando que existe apenas uma entrada de agressores no território que se faz pelo municipio de Centro do Guilherme com conivencia do executivo municipal. 

Solicito a todos e todas que divulguem essas informações. Pois, existe grupos de indigenas armados em pontos da Terra Indigena, podendo acontecer conflitos. Pois, percebe-se uma união dos agressores que vivem cercando e intimidando indegenas. Todos os donos de serrarias e madeireiros da regiao possuem fazendas. Lembrando que se trata da última e maior área indigena remanescente de floresta amazonica na Amazonia Oriental. Sem contar a TI Awá e REBIO Gurupi, devastadas por fazendeiros e madeireiros, mas desintrusada em fase de proteção.

É urgente que divulguem esse fato, sem contar que a qualquer momento podemos ter noticias preocupantes sobre a realidade imposta aos Ka'apor."


CIMI / Boletim Mundo: Madeireiros ameaçam invadir aldeias do povo Ka'apor em represália à apreensão de equipamentos.