quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Comitê Metropolitano realiza de ato contra a UHE de Belo Monte em Belém – PA.

O Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre em Belém, realizou ontem dia 11 de agosto de 2010 um ato político na capital do Estado do Pará. (Veja as fotos aqui http://subversivas.blogspot.com/)
A ação, em que participaram cerca de 60 ativistas contrários à construção das barragens no Rio Xingu, tinha por objetivo denunciar o envio de tropas do exército para a região da volta grande do Xingu, assim como declarar apoio e solidariedade incondicionais ao Acampamento Indígena e Popular Terra Livre – Regional Altamira, que acontece desde o dia 09 de agosto e vai até o dia 12 deste mês.
Durante o ato, que iniciou às 09:00h na Praça da República, diversas entidades que compõe o Comitê denunciaram mais uma vez o caráter autoritário do empreendimento, o que desta vez se comprova com o envio das tropas federais para a região em uma tentativa de intimidar a resistência , e de como a construção da usina vai afetar negativamente a sociobiodiversidade da bacia do Xingu.
Em seguida as falas, aconteceu uma caminhada até a SEDECT (Secretária de Desenvolvimento Econômico, ciência e Tecnologia do Estado do Pará), Secretária que faz parte do grupo que está planejando os projetos de “desenvolvimento” para o Estado. O Secretário Maurílio Monteiro, mesmo na secretaria (segundo informações de funcionários que vieram falar com os manifestantes) não recebeu a comissão formada por sete representantes do Comitê, indicando para isso o Secretário Adjunto João Crisostomo Weil Albuquerque Costa, com quem os manifestantes reuniram-se e protocolaram documento fazendo denuncias e explicando por que são contrários as obras.
Com o documento protocolado os manifestantes finalizaram o ato em frente à secretária garantindo que a resistência continua e que não vão se intimidar com as demonstrações de força por parte do Governo Federal. “Já enfrentamos a ditadura militar, os governos de Sarney, Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique e resistimos em pé. Não vai ser este governo que vai colocar os povos do Xingu de joelhos. Viva o rio Xingu, vivo para sempre!” Resumiu um dos manifestantes presente no Ato.


Marquinho Mota

Um comentário:

  1. Ué, mas o povo não votou na Dilma? Se votou na Dilma, votou na depredação ambiental generalizada, e quem mora no Xingu que se lixe. Primeiro votam na muié e depois reclamam? Como é isso?

    Carlos Goulart
    c.gou@hotmail.com

    ResponderExcluir