sábado, 28 de julho de 2012

Em carta, índios afetados por Belo Monte explicam por que detiveram engenheiros da Norte Energia

Desde terça-feira (24), três engenheiros da Norte Energia estão detidos na aldeia Muratu, na Terra Indígena Paquiçamba, do povo Juruna. A decisão foi tomada após reunião realizada no dia 23, para apresentação do mecanismo de transposição de embarcações na Volta Grande do Xingu – trecho de 100 km do Rio Xingu que terá sua vazão reduzida com o barramento do rio.

A informação é do ISA – Instituto Socioambiental, 27-07-2012.

O encontro era o primeiro dos quatro marcados nas aldeias afetadas pela hidrelétrica de Belo Monte, mas a falta de entendimento da proposta apresentada fez com os indígenas se sentissem inseguros em relação ao projeto e decidissem manter os engenheiros na aldeia até que seja realizada uma reunião com membros do governo (Ibama, Ministério de Minas e Energia e Presidência da República) e do Conselho de Administração da Norte Energia S.A., e com participação do Ministério Público Federal, para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com as demandas apresentadas à empresa em reunião do início do mês.
Na carta-manifesto, divulgada na noite de quarta-feira (25) pelos indígenas, além do descumprimento das condicionantes por parte do empreendedor, e da não execução do componente indígena do Plano Básico Ambiental (PBA), os índios lembram que só desocuparam a ensecadeira do sítio Pimental, devido ao compromisso de que os acordos estabelecidos entre eles e a Norte Energia seria cumpridos.  Eles informam ainda que os técnicos estão sendo bem tratados na aldeia.

Leia a íntegra da carta aqui.

3 comentários:

  1. Os índios ficaram insatisfeitos com as explicações dos técnicos ou não as entenderam plenamente, segundo outras versões...

    Qual a solução encontrada pelos índios? Fazer dos técnicos reféns. Detê-los. Proibi-los de sair de uma aldeia. Impedi-los de exercer livremente o direito de ir e vir como bem entenderem. O mesmo direito que assiste aos indígenas.

    Índios, por serem índios, podem fazer isso? Não podem. Absolutamente não.

    Por que vários de seus direitos, em tese, estariam sendo violados, os índios, mesmo inimputáveis e de discernimento incompleto, estariam livres para decretar detenções? Não.

    ResponderExcluir
  2. SIm, eles tem direitosim de defender seus territórios aviltados e usurpados. De qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  3. felipe do santos gatinho rocha ou puxirum8 de agosto de 2012 às 19:14

    o direito de não serem manipulados, também

    ResponderExcluir