sábado, 20 de abril de 2013

Nota de apoio do DCE-UFMA

NOTA DE APOIO AO MOVIMENTO XINGU VIVO PARA SEMPRE E AS POPULAÇÕES TRADICIONAIS DA REGIÃO AMAZÔNICA.

O Diretório Central de Estudantes “17 de Setembro” na sua atual gestão “Ninguém Pode Nos Calar” vem por meio desta nota prestar total apoio ao movimento Xingu Vivo Para Sempre, que atua em defesa de todas a população afetada direta ou indiretamente pela execução arbitrária dos grandes projetos do Governo Dilma (PT) que ignoram os processos legais e passam por cima dos direitos humanos em nome de um desenvolvimento que só serve às grandes empreiteiras e sem nenhuma responsabilidade social. 

Queríamos também expressar nosso total repudio aos fatos ocorridos nos últimos meses, como por exemplo, o envio de tropas da Força Nacional, Exército, Policia Federal e outros por parte do governo Dilma para garantir a realização dos estudos nas Terras Mundurukus para a viabilização da construção do Complexo Hidroelétrico do Tapajós. Mesmo sem o consentimento desses povos, essas tropas das forças armadas usaram de intimidação causando terror aos moradores da região do Tapajós. Povos esses que ainda carregam na memória o estigma da Operação Eldorado que resultou na morte de um indígena. Também o descobrimento de uma boate onde mulheres eram submetidas a um regime de escravidão sexual dentro da área de decreto de utilidade publica do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte.
Portanto exigimos a retirada imediata das forças armadas da região do Tapajós; a suspensão dos estudos do Complexo do Tapajós; o encarceramento dos envolvidos no caso de escravidão sexual na “Boate Xingu” assim como julgamento imediato das ações contra o Complexo de Belo Monte e afins.
A atual gestão do DCE reafirma suas alianças com os movimentos sociais como no caso do “Movimento Xingu Vivo Para Sempre” e convida todos os estudantes e interessados a participar do Cine Debate do Dia do Índio com a exibição do Documentário: Belo Monte: Anúncio de Uma Guerra que acontecerá no dia 19 de Abril a partir das 14hs no Auditório Ribamar Carvalho, Área de Vivencia, seguido pelo Debate com Juan Barns do Comitê Xingú Vivo. Participe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário