terça-feira, 30 de março de 2010

A arte do cinema reforça o Movimento Xingu Vivo para Sempre

Altamira – Pará - 29 de março de 2010

O Produtor e Diretor do premiadíssimo filme AVATAR, James Cameron se encontra na cidade de Altamira, desde ontem quando se dirigiu de Barco para a Terra Indígena Arara da Volta Grande onde esteve durante toda a manhã e parte da tarde de hoje com os indígenas Arara, Kaiapó, Xincrin e outras etnias, retornando no final da tarde e no ínicio da noite se reuniu, no auditório do Hotel Globo, das 19 às 21:30h, com o Movimento Xingu Vivo para Sempre, quando dialogou com dezenas de militantes pela justiça socioambiental e pelos direitos humanos ameaçados pelo governo e pelos barrageiros de destruir um patrimônio da humanidade sem comprovação de viabilidade econômica ao mesmo tempo que tem comprovada inviabilidade socioambiental pelo AHE Belo Monte.

Dos integrantes do Movimento Xingu Vivo para Sempre James Cameron ouviu da Antonia Martins do Movimento de Mulheres de Altamira, Ana Paula Santos Coordenadora da FVPP, Antônia Melo do Mov de Mulhererdas da Transamazônica e Xingu, Irmã Benedita do Fórum Popular de Altamira, Dr. Rangel coordenador da Defensoria Pública, Zeh Roberto Prates da Fundação Tocaia e da Rede GTA, Lucimar – Produtor Rural da Volta Grande, Cecilia – Produtora Rural da Volta Grande, D. Francisca Produtora Rural do Assurini, Prof. Dr. Hermes da Faculdade de Biologia da UFPA, Dr. Rodolfo Prof. de Ecologia da UFPA, Marcelo Dias do Fórum Popular de Altamira e de outros integrantes do Movimento Xingu Vivo para Sempre que agradeceram sua presença e pediram que ele convoque uma coletiva com a grande imprensa brasileira e diga que o governo precisa voltar atrás nessa iniciativa nefasta que se propõe desagregar culturas indígenas, já ameaçadas por outros motivos, destruir florestas de rica biodiversidade que contribuem parcialmente com o seqüestro de carbono, ameaçar de desertificação áreas produtivas de assentamentos rurais e terras indígenas, inundar parte da cidade de Altamira e destruir vários outros terrenos onde vivem milhares de pessoas nos municípios de Altamira, Anapu, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Brasil Novo, ameaçar a vida aquática, como os Quelônia e a rica ictiofauna deste trecho do Xingu, inclusive com espécies ainda não estudadas, além da destruição de verdadeiros monumentos naturais na Volta Grande do Xingu.

Cameron e sua esposa ambos numa grande demonstração de humildade, atentos a todas as falas, respondendo sempre a todos, assumindo que no aspecto técnico devido a sua complexidade não tinha absorvido todas as informações, mas no mesmo espírito do filme Avatar que através da arte expõe uma situação semelhante à injustiça que ameaça o território do Xingu, afirmando que ele não sabe de ninguém que o consiga fazer calar e que graças ao sucesso no cinema ele consegue atingir uma mídia considerável e se dispôs a utilizar esta sua influência em favor dos movimentos sociais e indígenas do Xingu que ele tinha tido a oportunidade de vir conhecer de perto e dialogar conosco.

A tietagem for enorme ao final da Reunião e J. Cameron e sua esposa mais uma vez se mostrou muito paciente e humilde a se deixar fotografar por dezenas de fotógrafos e fotografados ao seu lado, dificultando até mesmo o trabalho da repórter Raiany da TV Canção Nova de Altamira que a duras penas conseguiu um furo de reportagem ao entrevistá-lo com exclusividade.

Essa luta contra a mega hidrelétricas no rio Xingu a natureza e a sociodiversidade vai vencer, a repercussão nacional e internacional dos eventos de hoje, organizados pelos índios da Volta Grande e pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre, com a participação do cineasta James Cameron da LIGHTSTORM Entertainment, na Volta Grande do Xingu e em Altamira será escrito como um importante momento desta história, pela possibilidade de fazer recuar os defensores desta catástrofe.

Divulgue e apóie o Xingu Vivo para Sempre

Ecologicamente,

Zeh Roberto Prates - Xingu Vivo para Sempre.

2 comentários:

  1. Olá,
    Sou Acauã Pyatã, estudante de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda. Já havia entrado em contato uma vez sobre o movimento estudantil e a bandeira levantada pelo Xingu Vivo, mas desta vez estou contactando por motivos pessoais.

    Estou apresentando em minha faculdade a proposta de meu TCC, e estou interessado em desenvolver ele em cima da comunicação do movimento Xingu Vivo. Estive pensando em desenvolver uma campanha e uma serie de materiais impressos se possível de áudio visual fazendo propaganda institucional e ideológica do movimento, a fim de fazer com que a opinião pública tenha maior acesso a causa e encontre uma opição boa de informações claras, o que não é possibilitado nos meios midiaticos de massa. Gostaria de saber com quem do movimento posso conversar sobre isto. Aguardo resposta! Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. boa matéria....

    se possivel indicar os links de outras matérias relacionadas, como a entrevista exclusiva da repórter Raiany da TV Canção Nova de Altamira.

    fico feliz em ver o movimento crescendo...
    espero voltar logo pra uma visita...

    ao amigo Acauã, fica mais fácil deixares teus contatos no comentário, assim podes obter a resposta mais rapidamente...

    Bruno Assis
    amazonia.efilmes@gmail.com
    Belém - Pará

    ResponderExcluir