segunda-feira, 22 de março de 2010

Protesto no BNDES (RJ) contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu!

CONVOCATÓRIA

Venha protestar contra a implantação e o financiamento público de um desastre socioambiental sem precedentes na Amazônia – a Usina Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu!

No dia 01 de fevereiro de 2010, o IBAMA emitiu a licença prévia da Usina hidrelétrica (UHE) de Belo Monte no rio Xingu, contrariando o parecer de sua equipe técnica, que dois dias antes afirmava não haver elementos suficientes para atestar a viabilidade ambiental da obra. Poucos dias depois, o relatório do Tribunal de Contas da União atesta que os estudos de viabilidade da UHE de Belo Monte não apresentam elementos suficientes para se avaliar o custo da obra. Recentemente, um ministro do TCU afirmou, “estamos dando um cheque em branco à Empresa de Pesquisa Energética que fez um cálculo na base da estimativa, na base do chute. Vamos rezar para estar certo”. Apesar de todas essas irregularidades e incertezas, o leilão de Belo Monte foi marcado para o próximo dia 20 de abril. E o BNDES vai garantir um financiamento recorde na história do Banco para a construção da UHE Belo Monte.

Venha protestar contra a implantação e o financiamento público de um desastre socioambiental sem precedentes na Amazônia – a Usina Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu!

QUANDO: DIA 24 DE MARÇO, às 11h

ONDE: Em frente à sede do BNDES, na Av. República do Chile, n.º 100, Centro, Rio de Janeiro

OBS: Venham todos de branco!

Organizadores: Movimento Xingu Vivo para Sempre e Comitê Independente de Justiça Ambiental.

3 comentários:

  1. Decepção ver o "governo de trabalhadores" à serviço dos que financiam democra$$ia. O Troco à eles pode ser dado na próxima eleição. Reflita sobre à necessidade de NÃO REELEGER QUEM TEM MANDATO. Que observo ser a única ferramenta de sustentação da democracia que sonhamos, que é a alternância no poder.
    Saudações libertárias!

    ResponderExcluir
  2. O troco só poderá ser dado se NÂO HOUVER MAIS ELEIÇÂO, pelo menos desse tipo.

    ResponderExcluir
  3. o troco só poderá ser dado se NAO HOUVER MAIS ELEIÇÕES, pelo menos do tipo que conhecemos, onde se vota um dia e se esperam quatro anos para votar de novo. E nesse longo intervalo...fazer o quê?

    ResponderExcluir