terça-feira, 1 de junho de 2010

Fatos sobre Belo Monte

"Os dois maiores impactos ambientais do projeto são a destruição de uma das maiores bacias hidrográficas do mundo e a aceleração do desmatamento", escreve Hermes Fonsêca de Medeiros, biólogo, mestre e doutor em Ecologia pela Unicamp, professor da UFPA (Universidade Federal do Pará) e faz parte do Painel de Especialistas para Avaliação Independente dos Estudos de Impacto Ambiental de Belo Monte, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 01-06-2010.

Além disso, constata o biólogo, "são esperados impactos em outras áreas extremamente importantes, como um arquipélago fluvial, cavernas, 30 terras indígenas e 12 unidades de conservação".

Eis o artigo.

Em 19/5, Rogério Cezar de Cerqueira Leite veio à Folha defender o projeto da hidrelétrica de Belo Monte ("Belo Monte, a floresta e a árvore", "Tendências/Debates").

Apesar de se basear mais em ofensas do que em argumentos -chamou os críticos à usina de "ecopalermas", "fanfarrões" e "pseudointelectuais" -, seu texto tem grande potencial de desinformar, por ter sido publicado aqui. Do ponto de vista ambiental, Cerqueira Leite afirmou que o único problema seria a perda de biodiversidade na área de florestas a ser inundada pela usina, um equívoco.

Os dois maiores impactos ambientais do projeto são a destruição de uma das maiores bacias hidrográficas do mundo e a aceleração do desmatamento. Ou seja, para ser eficiente em geração de energia, Belo Monte necessita de pelo menos mais uma represa no Xingu para produzir o ano todo. O governo nega, mas nada impede, legalmente, que outras cinco usinas sejam construídas, como planejado originalmente.

Belo Monte também atrairia centenas de milhares de pessoas para a região, sendo que, ao final das obras, restariam só 900 empregos (conforme dados do projeto).

O que restará aos demais são atividades que levarão a um aumento incontrolável no desmatamento.
Por outro lado, o projeto prevê o deslocamento do rio para outro curso, deixando com filete de água 100 km de corredeiras no trecho do Xingu conhecido como Volta Grande, que é considerado "de importância biológica extremamente alta" pelo Ministério do Meio Ambiente, com espécies endêmicas.

Nos próprios estudos do projeto, cinco das equipes que estudaram a região afirmam que a vazão residual é insuficiente para impedir a destruição dos ecossistemas da Volta Grande.

Também são esperados impactos em outras áreas extremamente importantes, como um arquipélago fluvial, cavernas, 30 terras indígenas e 12 unidades de conservação.

Cerqueira Leite diz que o índio "pouco ou nada sofrerá". Duas terras indígenas estão às margens da Volta Grande, e todas sofreriam pela imigração. Os índios se posicionam com base nas experiências de outras tribos no enfrentamento de fatos semelhantes, portanto, falam com muita propriedade.

O autor diz ainda que as hidrelétricas reduzem as emissões de gases de efeito estufa. Esse é um erro grave, afinal, ele é físico.

Hidrelétricas produzem metano, pelo menos 25 vezes pior do que o CO2 na promoção do efeito estufa.
Estudos sobre o aproveitamento hidrelétrico do Xingu indicam que ele seria tão ruim quanto ou até pior do que termoelétricas capazes de gerar energia equivalente.

Isto sem contar com o carbono da aceleração do desmatamento, nossa principal contribuição para o aquecimento global.

3 comentários:

  1. Os inimigos do Brasil procurando sabotaer o desenvolvimento do Brasil: Os EUA, Inglaterra, o Vaticano.- U.S. and British "environmentalists" are financed by "Foundations" linked to the CIA. The "use" of "our NGOs" for "new initiatives in Latin America" has been discussed openly in a recent edition of "Foreign Affairs". The "Soft War" against Brazil is waged to prevent Brazil's "diplomatic independence" and to sabotage the competion of Brazil's agricultural exports in favor of subsidized U.S. agricultural exports. The British are involved just to maintain their imperial role. The Vatican wants to keep Brazilians stupid and backwards to keep them catholic: Krautler went on the 16th of April to talk to the Headpedophile Ratzinger in the Vatican against Belo Monte - while the catholic bishop in his own hometown in Austria - Elmar Fischer - was under investigation for violence against boys ( see archive "Vorarlberger Nachrichten" and "profil nachrichten magazine" reports by Emil Gobi.)

    ResponderExcluir
  2. E' muito facil culpar os gringos pelos nossos problemas... Nos, Brasileiros, temos que protestar a favor dos povos indigenas e contra o desmatamento da NOSSA amazonia.


    A construcao do Belo Monte e' um projeto que vai envolver quase 20 BILHOES de reais. E mais de 80% do dinheiro desse investimento e' de capital do nacional, do governo Brasileiro, o NOSSO DINHEIRO. E sabe onde esse dinheiro vai terminar? NO BOLSO DOS PICARETAS DE BRASILIA!

    Dos 10 senadores indicados para Subcomissão Temporária para Acompanhamento das Obras da Hidrelétrica de Belo Monte, nove são acusados de corrupção e crimes ambientais.

    ACORDA BRASIL!

    ResponderExcluir
  3. O dinheiro será empregado na construção. Onde as propinas vão parar não interessa. Precisamos de desenvolvimento neste estado e vocês estão tentando travar a construção da usina que traria esse desenvolvimento.

    ResponderExcluir