terça-feira, 5 de julho de 2011

Presidente Dilma autoriza recuo do Parque Nacional da Amazônia, em Itaituba


Construção do complexo Hidrelétrico Tapajós força Presidente a recuar Parque Nacional da Amazônia
Mapa do Parque Nacionla da Amazônia

O que era só promessa vai ser concretizado, mas não porque algum Deputado ou morador do entorno do Parque Nacional querem, porém, por causa da Hidrelétrica do Tapajós, o Parque Nacional da Amazônia será recuado.

Essa briga política perdurou por muitos anos em Itaituba, mas nem o deputado Federal Zé Geraldo, nem o estadual Airton Faleiro ou movimentos foram responsáveis pela solução do problema, já que de acordo com o Decreto Presidencial o mesmo se deu por uma necessidade geográfica que envolve a construção do complexo Hidrelétrico de São Luiz do Tapajós.

A decisão é da Presidente da República Dilma Rousseff. Á área do Parque, ainda não divulgado quanto ao tamanho, será reduzida, com a retirada de um pedaço, que vai excluir do Parque várias comunidades, e as áreas que provavelmente serão alagadas pela represa da hidrelétrica.

Tudo isso pela dimensão da obra da hidrelétrica, por sua importância econômica e social. Tanto que na quinta-feira, dia 30, uma equipe técnica do IBAMA esteve iniciando os devidos estudos de viabilidade na região para saber o impacto ambiental, para posteriormente liberar a Licença Ambiental para a construção do Complexo Hidrelétrico do Tapajós.

Parque Nacional da Amazônia

Data de criação: 19 de fevereiro de 1.974, pelo Decreto Federal nº. 73.683.

Localização: Pará, no município de Itaituba.

Área: 994.000 hectares

Perímetro: 710 km

Clima: tropical, quente úmido, com um a dois meses secos.

Temperaturas: média anual de 24 a 26ºC, máxima absoluta de 38 a 40ºC e mínima absoluta de 12 a

16ºC.

Chuvas: Entre 2000 e 2500 mm anuais.

Relevo: suave ondulado.

Por: Nazareno Santos

Fonte:

Telma Monteiro

http://telmadmonteiro.blogspot.com/

https://twitter.com/TelmaMonteiro

3 comentários:

  1. esse movimento é uma desgraça vcs estão ganhando dinheiro da prelazia não adianta seus otários belo monte é do governo federal vão casar o que fazer vão estudar e ver se aprendem aqui ninguém é boboca além de vcs os índios são um bando de priguisosos só comem a nossa custa vcs perderam a luta agora vão chorar que nem Antônia merda

    ResponderExcluir
  2. é em poucas palavras que se diz a verdade nao é necessario encher linguica quem é contra belo monte mande cortar a enrgia de sua casa pois a mesma provem de usina hidreletrica nao adianta tapar a peneira com o sol

    ResponderExcluir
  3. Uma correção: certamente não serão retiradas diversas comunidades dentro do parque, pois o PARNA da Amazônia é uma área de proteção integral e certamente não existe nenhum tipo de ação antrópica legal dentro do parque sem autorização do ICMBio. Portanto, não existem comunidades.

    Outra coisa, não será criada outra área como compensação? Tinha entendido que sim.

    ResponderExcluir