quinta-feira, 21 de março de 2013

Ativista mexicano desaparecido durante ocupação em Belo Monte.

O sítio do Movimento Xingu Vivo Para Sempre (www.xinguvivo.org.br) foi "derrubado" na tarde de hoje, após divulgar denúncias sobre a ocupação de um dos canteiros de obras da UHE Belo Monte.

A última postagem denunciava o desaparecimento de um ativista que fazia o registro fotográfico da ação no sítio Pimental. Abaixo, a nota divulgada na tarde de hoje:


PF prende ativista em Belo Monte. Seu paradeiro é desconhecido

Publicado em 21 de março de 2013

Durante a ocupação de um dos canteiros de Belo Monte na manhã de hoje por indígenas e ribeirinhos afetados pela usina, a Polícia Federal deteve e levou para local desconhecido o ativista mexicano Ivan Castro Torres.

Segundo a advogada de direitos humanos Maira Irigaray, que acompanha a mobilização a pedido dos indígenas, Ivan estava fotografando a ação quando foi abordado pela PF e instado a deixar o canteiro, o que fez prontamente. Do lado de fora, ele foi colocado dentro de uma viatura e até o momento não se tem informações sobre seu paradeiro.

Este é mais um caso de brutal violência, por parte da força policial, contra militantes dos direitos humanos. Mais uma vez, o Estado adota uma postura ditatorial e arbitrária. Extremamente preocupado com o paradeiro e o bem estar do ativista, o Movimento Xingu Vivo para Sempre, que está acompanhando a situação, exige que Ivan seja retornado a Altamira com segurança e que o caso seja devidamente apurado.

2 comentários:

  1. Olá, sou produtora da TV Brasil e gostaríamos de entrar em contato com o movimento XINGU VIVO para comentar a ocupação desta manhã. Por favor, entrem em contato conosco pelo e-mail: patricia.cunha@ebc.com.br
    ou pelo telefone 3799-5310, obrigada!

    Patrícia Baptista
    PRODUTORA - TV BRASIL/EBC
    (61) 3799-5310
    * Assista-nos:
    TV ABERTA - canal 2
    NET - canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
    SKY - Direct TV - canal 116
    TVA - digital - canal 181
    SITE - http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/

    ResponderExcluir
  2. Uai e desde quando estrangeiro pode participar de invasão de área privada? Virou zona? Nos EUA e México brasileiro pode participar de baderna e invasão?

    ResponderExcluir