quarta-feira, 20 de março de 2013

Nota de apoio à Aldeia Maracanã


Em 2006 um grupo de cidadãos brasileiros ocupou um prédio abandonado, no centro do Rio de Janeiro, ao lado do imponente estádio do Maracanã, palco de importantes eventos futebolísticos, religiosos e musicais.
O prédio, construído em 1862, já foi residência oficial durante o Império (D. Pedro II) e local de moradia do Marechal Rondon. Abrigou a sede da FUNAI e em 1953 foi transformado em Museu do Índio, o primeiro da América Latina. Desde 1978, com a transferência do museu, foi abandonado pelo Poder Público.
No início do Século XXI começa o resgate daquela construção histórica, com a sua retomada pelos povos indígenas. Passados sete anos, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes tentam expulsar seus moradores e destruir o prédio, visando as obras de reforma no entorno do estádio de futebol para a Copa do Mundo de 2014.
A Justiça Federal deu um prazo de 72h para que os 75 indígenas desocupem o prédio. O prazo expira às 23h59 de hoje, 20/03/2013.
Nós, ativistas do Comitê Metropolitano Xingu Vivo, reunidos em Belém-PA, para discutirmos ações que objetivem impedir a continuidade das obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, manifestamos total solidariedade aos povos indígenas que vivem na Aldeia Maracanã e à sua luta pela preservação do local como centro de atividades culturais, pedagógicas, sociais, etc.
Em uma das paredes da Aldeia está escrito: “Quer matar um povo? Então roube-lhes a cultura”. Essa é uma verdade inquestionável. E as ações dos governantes, sejam do Rio de Janeiro, do Pará ou do Planalto Central, seja na Aldeia Maracanã ou no Rio Xingu, tem como um dos objetivos a destruição da cultura dos povos indígenas, para que seus interesses econômicos e/ou políticos prevaleçam, aumentando a exploração e o saque sobre os recursos naturais e o meio ambiente.
Defendemos a suspensão imediata da desocupação da Aldeia Maracanã e a posse definitiva da área para os povos indígenas. E responsabilizamos os governos de Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Dilma Roussef, bem como a Justiça Federal e a FIFA, por qualquer ato de violência que possa acontecer na manhã dessa quinta-feira, 21 de março.
Belém, 20/03/2013
Comitê Metropolitano Xingu Vivo Para Sempre

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sérgio Cabral já garantiu que vai fazer um local para a cultura indígena, além do Museu que já funciona em outro local. E o prédio do antigo museu será reformadao para fazer o museu olímpico.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkk. O cara credita no cabral, no papai noel, na cegonha e nas histórias da dupla dilma e lula. Acorda criatura

    ResponderExcluir