quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nota MXVPS - Sobre a solidariedade às lutas dos povos do Xingu


Maquinas pesadas e insensatez do governo federal já sinalizam o tamanho da destruição e morte do Rio Xingu, símbolo da diversidade biológica e cultural brasileira. Sua Bacia é única no planeta: mais da metade de seu território é formada por áreas protegidas. São 27 milhões de hectares de alta prioridade para a conservação da bio e sociodiversidade, abrigando 31 Terras Indígenas e 15 Unidades de Conservação.

Porém o governo brasileiro está querendo dilapidar esse patrimônio, com a construção das hidrelétricas de Belo Monte, com investimentos de cerca de R$ 30 bilhões de reais de recursos públicos, a expulsão de mais de 50.000 habitantes, a inundação de 668 km2 de monumentos fluviais de especial beleza, florestas, ilhas, pedrais e cachoeiras, e a migração de mais de 100.000 pessoas para a região de Altamira.

Apesar da luta incessante do Movimento Xingu Vivo para Sempre, das comunidades indígenas e não-indígenas atingidas, de especialistas de todo país, de movimentos de ambientalistas e defensores de direitos humanos que espontaneamente têm se manifestado nas diversas capitais brasileiras para suspender a obra, o governo federal autorizou o início de sua construção em 01 de junho de 2011, apesar das diversas irregularidades e ilegalidades que marcaram o processo até agora. Essa decisão contraria também a recomendação feita pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA ao governo brasileiro em maio, em prol da suspensão do licenciamento ambiental da hidrelétrica para a realização do processo de consulta livre, prévia e informada dos povos indígenas e a garantia de proteção dos povos indígenas e de seus direitos.

São 30 anos de luta incessante contra as barragens no rio Xingu. É por isso que convocamos e agradecemos imensamente toda a solidariedade nacional e internacional em defesa do Xingu e de suas populações. Talvez essa seja uma das últimas chances para salvar o Xingu. Barrar o Xingu é contaminar, matar as águas, matar florestas, exterminar povos e culturas é destruir a Amazônia, impedir o futuro da vida no planeta!

Movimento Xingu Vivo para Sempre

www.xinguvivo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário