terça-feira, 3 de maio de 2011

Indígenas apresentam reivindicações após encontro nacional

Após encerramento do Encontro Nacional dos Povos Indígenas em Defesa da Terra e da Vida, no dia 1º em Luziânia (GO), lideranças indígenas elaboraram um documento em que registram as principais conclusões e reivindicações .

O encontro ocorreu desde sexta-feira passada (29/05). O objetivo do encontro foi analisar a realidade dos povos indígenas diante do atual modelo de desenvolvimento proposto pelo governo brasileiro. Além disso, foram discutidas a situação das terras indígenas e a criminalização de lideranças e povos que estão em luta pela garantia de seus direitos.

As lideranças reclamam da postura do poder público, que segundo eles, muitas vezes desrespeitam os direitos constitucionais dos indígenas em relação a demarcação de terras.

Também criticam os grandes empreendimentos, principalmente, os complexos hidrelétricos como no caso da Usina de Belo Monte, no Pará que causam fortes impactos nas comunidades indígenas.

O documento é finalizado com o chamado aos indígenas para que se mobilizem contra os projetos estaduais e federais que desrespeitem a vida humana e o meio-ambiente em nome do lucro.

Ao final do encontro, diversas delegações indígenas de todas as regiões do país se somaram aos participantes do evento e seguiram para o 8º Acampamento Terra Livre. O evento é realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), até a próxima quinta-feira, dia 5. (pulsar/adital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário