quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Onze motivos para dizer não à Usina Hidrelétrica de Belo Monte

  1. A UHE Belo Monte é uma obra faraônica que gera pouca energia. A quantidade de matéria a ser utilizada na construção de canais é comparável ao canal do Panamá. O projeto geraria apenas 39% dos 11.181 MW de potência divulgados, devido à grande variação da vazão do rio.
  2. Impactos irreversíveis na fauna, na flora e na biodiversidade da região são destacados pelos especialistas que analisaram o Estudo de Impacto Ambiental.
  3. A sobrevivência dos 24 grupos indígenas que dependem do rio Xingu estará em risco com a extinção ou diminuição intensa das espécies de peixe – seu principal alimento.
  4. O MME, o IBAMA e o governo federal violaram direitos humanos ao não realizarem as Oitivas (consultas) Indígenas, obrigatórias pela legislação brasileira e pela Convenção 169 da OIT, que garantem aos indígenas o direito de serem informados sobre os impactos da obra e de terem sua opinião ouvida e respeitada.
  5. A enorme imigração de trabalhadores atraídos pela obra, subestimados pelas empresas como sendo em torno de 100 mil pessoas, aumentará a pressão sobre as terras indígenas e áreas protegidas e haverá desmatamento e a ocupação desordenada do território.
  6. A Licença Prévia foi emitida pela presidência do IBAMA apesar do parecer contrário dos técnicos do órgão. Alguns técnicos pediram demissão, outros se afastaram do licenciamento e outros ainda assinaram um parecer contrário à liberação das licenças para a construção da usina.
  7. As medidas condicionantes alardeadas pelo Ministério do Meio Ambiente não apenas não compensam os danos irreversíveis que a usina imporia ao rio e às populações, como não representam nenhuma garantia legal de que o empreendedor irá se responsabilizar pelos danos causados.
  8. O processo de licenciamento está sendo anti-democrático: as audiências públicas não tiveram condições para participação popular, especialmente das populações tradicionais e indígenas, as mais afetadas.
  9. Os impactos de Belo Monte são muito maiores do que aqueles estimados e, em muitos aspectos, irreversíveis e não passíveis de serem compensados pelos programas e medidas condicionantes propostas.
  10. Hidrelétricas não são energia limpa: elas emitem metano, um gás de efeito estufa com 25 vezes mais impacto sobre o aquecimento global do que o gás carbônico, de acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC).
  11. As empresas interessadas na construção - Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Odebrecht, Vale, Votarantim, GDF Suez e Alcoa - querem aumentar a tarifa a ser cobrada pela energia produzida. O BNDES e Fundos de Pensão estatais pretendem entrar com créditos e investimentos – ou seja, no fim das contas, quem pagará por esta obra absurda seremos todos nós!

Por estes motivos afirmamos: O Brasil não precisa de Belo Monte!

Rede Brasileira de Justiça Ambiental

Apóie a Campanha contra a construção de Belo Monte e obtenha mais informações:


www.justicaambiental.org.br


5 comentários:

  1. vdvxfgvsdf jkdshfoll lljfal ikjç.

    ResponderExcluir
  2. khdlias aksuhk cklashdolz khdlsan jklkhnc hnln ,lhzx

    ResponderExcluir
  3. jzgxk kgk lçAN JUO LONH JKSGK, ,NLJNLHD UGIG BHJASGVJH SXJMAGBZM XJSMAGKJMSA JH JMBKJM UKB KJ KJBK KJZBX,KH KI.XLHX M



    MADONA CRISTINA


    SLDJOSLDHKL
    L LOIHN KOLDIJÇODNC LIHDOL, LDSHS, CJKLDNC ,KKIOLJ ILKHDL, ILKDHL, LIKHPLIN
    mADONINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA




    MADONINHAAAAAAAAAAAAAAAA ]






    MADONINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA












    RELAXA Q EU TENHO UM PLANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir
  4. TÁLITA SILVAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  5. ñ e justo q destruam tda essa paisagem pra construi a usina q e uma energia suja

    ResponderExcluir