sábado, 20 de fevereiro de 2010

Comitê participa de debate durante lançamento do livro sobre Conflitos Sociais no Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira

Conflitos Sociais no Complexo Madeira. Este é o título do livro do antropólogo Alfredo W. Berno de Almeida que será lançado no dia 26 de fevereiro (sexta), às 18h, na Estação Gasômetro Parque da Residência, em São Brás. A obra trata dos impactos socioambientais que ocorrerão no Rio Madeira, em Rondônia, lugar em que está sendo construído um complexo de usinas hidrelétricas. O evento abrirá espaço também para discussão sobre outros projetos de hidrelétricas que o governo tenta impor para a Amazônia como Belo Monte, no Rio Xingu, o Complexo Tapajós, no Rio Tapajós, entre outros.


O evento será aberto ao público e a organização é da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), do Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre, da Universidade do Estado do Amazonas (UEAM) e da Associação das Universidades Amazônicas (Unamaz).


A programação iniciará às 16h com exibição de filmes. Em seguida, às 18h, terá o lançamento da obra. Depois, às 18h30, haverá apresentação de Cristina Matos, cantora e compositora e membro do Grupo Hera da Terra, e Guilherme Fernandes, membro do Grupo Literário Extremo Norte. Às 19h30 acontecerá debate sobre a questão socioambiental provocada pelas hidrelétricas na Amazônia com a participação de Alfredo Wagner Berno de Almeida, Guilherme Carvalho, educador da Fase Amazônia, da professora Rosa Acevedo Marim, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA), e de Dion Monteiro, economista e membro do Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre. A sessão de autógrafo e encerramento será às 20h.


Um dos trechos do livro traz o prisma dos pesquisadores, o que está sendo considerado como ‘Complexo Madeira’ tanto compreende alocuções, discursos, instrumentos jurídicos, iniciativas empresariais, planos oficiais e suas respectivas medidas, quanto seus efeitos sobre as práticas de diferentes agentes sociais referidos às ‘comunidades locais’ e as relações que lhe são adstritas.


Segundo o autor, a análise destas relações sociais contribui para uma compreensão das condições em que ocorrem os antagonismos de interesses e para um entendimento maior das possibilidades de mapeamento das áreas criticas de conflito e tensão social na região. “A versão dos planejadores oficiais, bem como dos interesses empresariais que lhes são adstritos, prioriza delimitar uma região estratégica, em que se concentram ações governamentais de curto e médio prazo. Os planejadores definem a prioridade em termos emergenciais e justificam a intensidade das ações nesta determinada região como imprescindível e inadiável”.


Serviço – Lançamento do livro Conflitos Sociais no Complexo Madeira, do antropólogo Alfredo W. Berno de Almeida, dia 26 de fevereiro (sexta), na Estação Gasômetro Parque da Residência, em São Brás. A programação iniciará às 16h e será aberta ao público.


Contatos:

Guilherme Carvalho

Fones: (91) 8262 5245/40053762.


Texto:

Cleide Magalhães

Jornalista DRT/PA 1563.

Nenhum comentário:

Postar um comentário