segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sheila Juruna – O RECONHECIMENTO À GUERREIRA


No próximo dia 30 de junho a índia Sheila Juruna, pertencente ao grande povo Juruna, componente do Movimento Xingu Vivo, e uma das mais importantes representantes dos grupos que lutam contra a construção do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, estará sendo homenageada com a medalha de honra ao mérito pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

Sheila Juruna é um símbolo da resistência a construção da usina de Belo Monte. Mulher, guerreira indígena, determinada e implacável, tem levado o grito do Xingu em palestras e debates pelo Brasil, e pelo mundo afora, sempre bradando, firme e forte, contra a destruição da floresta, do rio e da vida na Amazônia.

A medalha de honra ao mérito é um reconhecimento à sua luta, sua tenacidade, sua perseverança contra um projeto que vai destruir 100 km da volta grande do Rio Xingu, expulsar de seus lares e de suas terras mais de 40 mil pessoas, não vai produzir nenhum quilowatt de energia para os povos do Xingu, beneficiando somente grandes indústrias e mineradoras, e aprofundando o modelo de exploração dos recursos naturais que historicamente tem sido imposto à região.

A última reunião do Comitê metropolitano deliberou por fazer deste momento mais um ato de protesto contra a construção de Belo Monte, além do justo reconhecimento à luta da companheira Sheila Juruna, avaliando que homenageando Sheila, também estarão sendo homenageadas(os) todas(os) que tem levado esse duro combate em defesa da vida. Assim, alerta companheiros(as), A COLUNA XINGU VIVO VAI ÀS RUAS NOVAMENTE.
___________

REUNIÃO DO COMITÊ XINGU VIVO
DATA: 21.06.2011
LOCAL: SINTSEP-PA (Trav. Maurití, 2239, próximo a Duque de Caxias – Pedreira, Belém-PA)
HORA: 17h (para iniciar a reunião)

Um comentário:

  1. Acredito que o governo brasileiro está correto, fazendo o melhor para milhões de brasileiros, inclusive para os quarenta mil indios de que fazem parte a etnia de Sheila. Sabemos que necessitaremos de enérgia elétrica no futuro. Graças a Deus temos a energia hidrelétrica que é ecologicamente correta. Não precisaremos passar pelo horror e perigo das usinas atômicas que tanto perigo trazem pra humanidade e para o meio ambiente. Isso ficou comprovado recentemente com a tragédia ocorrida no Japão. Acredito que devemos parabenizar o governo brasileiro. Cleser M. de Almeida

    ResponderExcluir