sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Altamira se mobiliza para barrar Belo "Monstro"

Vigília do Movimento Xingu Vivo para Sempre em protesto contra a liberação da Licença Prévia para a implantação da Usina de Belo Monte

Entidades que compõem o Movimento Xingu Vivo para Sempre realizaram no dia 4 de fevereiro uma vigília, em frente ao escritório Regional do IBAMA em Altamira-PA. O ato foi realizado em repúdio a liberação da Licença Prévia (LP) para construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, expedida esta semana pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e visava também sensibilizar a justiça para pedir o cancelamento da LP. Participaram do evento movimentos sociais da região, lideranças indígenas, ribeirinhos e moradores dos bairros que serão afetados pela construção do empreendimento.

Segundo a coordenação do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Antonia Melo, diversas ações estão sendo impetradas junto ao Ministério Público Federal e outras instâncias, inclusive internacionais, pedindo o cancelamento da LP e questionando uma série de irregularidades que caracterizaram o processo de licenciamento ambiental, como por exemplo a não-realização das oitivas indígenas previstas na Constituição Federal e na Convenção 169 da OIT, da qual o Brasil é signatário.

Em Altamira, o ato teve início as 15h e estendeu-se até as 18h, mas manifestações em apoio a esta causa ocorreram simultaneamente em Santarém e Belém, organizadas pelo Movimento Tapajós Vivo para Sempre e pelo Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre, respectivamente. Logo na chegada, os manifestantes encontraram o portão que dá acesso ao escritório regional do órgão, fechado com cadeado e sob forte policiamento. O órgão havia suspendido o expediente com medo das represálias. Falas de protesto, canções, orações, gritos de guerra e palavras de ordem marcaram as manifestações, que reunindo mais de 300 participantes, e apesar do clima de tensão e indignação, ocorreram de forma pacífica.

Para a coordenação do evento, os resultados da vigília foram positivos, tendo em vista a participação da população, que esteve presente no ato. “Este ato está servindo também para mostrar aos governantes e autoridades que não nos intimidamos com a forma pela qual eles estão conduzindo este processo, de forma anti-democrática, ditatorial, desrespeitosa e sem ouvir as populações locais, sobretudo as comunidades indígenas,” disse uma das Coordenadoras do Movimento, Antonia Melo. Luis Xipaya, liderança indígena que está coordenando as ações indígenas de protesto e resistência contra Belo Monte, mais uma vez afirmou a disposição dos indígenas em não aceitar a implantação desta usina. “Cansamos de reuniões, conversas, idas à Brasília, agora vamos partir para a ação.”

A vigília se concluiu com uma corrente entre todos os presentes e uma oração, pedindo proteção para o rio Xingu e os povos da região. Uma forte aliança entre os povos indígenas e os movimentos sociais está se tecendo. Reafirmamos que aqueles que promovem Belo Monte são predadores tentando tirar o sangue de nossa vida é que o rio Xingu. Vamos continuar a lutar contra esse projeto com todas as nossas forças.

Movimento Xingu Vivo para Sempre.

3 comentários:

  1. Olá, sou Acauã Pyatã, Publicitário e estudante universitário. Estou entrando em contato para saber como posso ajudar o movimento. Faço parte do coletivo de estudantes ENECOS-PA - Executiva nacional de estudantes de Comunicação no Pará... e falo por mim e por muitos de meus colegas quando digo que queremos agregar forças, apenas nos digam como! Estamos nessa com vocês!

    ResponderExcluir
  2. Acho um absurdo diante de todas as desvantagens ambientais e culturais que estão para ser destruídas, o governo não refletir e pelo menos consultar a população.Gostei deste blogger, eu também tenho um em que comento sobre aspectos polêmicos no meio ambiente(http://aartedemodificar.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  3. Olá Acauã, olá Re. É uma honra ter vocês nesta luta conosco. A luta contra Belo Monte será vitoriosa principalmente contando com o apoio de pessoas como você. Na quarta feira, dia 24, teremos uma reunião na sede da UNIPOP (Senador Lemos 557, Umarizal, próximo a praça Brasil) em Belém, às 17:00h. Sejam bem vindos.
    O telefone para contato é (91) 3266 4334. Fala com Marquinho Mota.
    Saudações da Luta
    Marquinho Mota
    Assessor de Comunicação
    Rede FAOR
    Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre.

    ResponderExcluir