terça-feira, 13 de abril de 2010

Marcha e Coletiva em Brasília: Breve Relato

Não posso resistir à lutar contra Belo Monte". - James Cameron, 12/04, Brasília

Bom dia a tod@s!

Ontem (12/04/10) foi um longo longo dia para quem participou da marcha contra a construção de Belo Monte aqui em Brasília. Foi também um dia que deixou a gente mais animado para esta luta e tantas outras que teremos pela frente. NO fim do dia, a sensação era de missão cumprida e... bem cumprida.

Com um lindo céu azul e sol beeeem quente, daqueles típicos do Cerrado brasiliense, a marcha (com cerca de 850 pessoas, sendo 650 integrantes do MAB, representantes de organizações e movimentos ribeirinhos, sociais e indígenas de Altamira e do Xingu e de organizações de Brasília ou nacionais) saiu da Catedral, percorreu a Esplanada, parando no MMA, Congresso, Ministério da Justiça, MME (onde várias lideranças se pronunciaram e um manifesto assinado por mais de 50 organizações foi protocolado), MDIC e foi finalizado na Aneel (onde, novamente, várias falas foram feitas e o manifesto protocolado).

No final do ato, já por volta de 14 horas, chegaram o diretor de Avatar, James Cameron e os atores Sigourney Weaver e Joel David Moore. Estava previsto que eles chegariam de manhã, mas devido a problemas do tráfego aéreo em São Paulo, o avião fretado por eles só obteve autorização para decolar após às 10 horas.

Cameron e Sigourney, no carro de som, declararam ser totalmente contra a construção de Belo Monte e apresentaram inúmeros argumentos para reforçar esta posição, desde a necessidade de um novo modelo energético para o Brasil e o mundo, como também os imensuráveis impactos socioambientais e econômicos que serão causados na região, afetando severamente as comunidades locais.

Imagino que todos tenham visto a enorme repercussão na imprensa, que compareceu massivamente, tanto de veículos nacionais, como internacionais.

Compartilho com vcs esta pequena lista, só para dar uma dimensão do sucesso que foi o protesto, na perspectiva da cobertura de imprensa: CBN, Rádio Nacional, NP, Tv Globo, Tv Bandeirantes, Tv Brasil, Tv SBT, Tv Record ,Tv Câmara, Tv MInistério da Justiça, Canal Rural, Isto É, Caras, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo, Valor Econômico, Correio Brasiliense, O Liberal, O Diário do Pará, Agência Brasil, G1, Uol, Reuters (com uma equipe de 7 pessoas, incluindo filmagem, repórter e fotógrafos), France Press, EFE, Bloomberg.

Surpreendentemente, a coletiva de imprensa, à tarde, também estava lotada, com cerca de 30 jornalistas. Neste momento, Rogério Hohn (MAB), Antônia Mello (Movimento Xingu Vivo para Sempre), Sheila Juruna (Coiab), Raul Valle (Isa) e James Cameron puderam explicitar aos jornalistas, com maiores detalhes, os motivos da luta pela não construção de Belo Monte.

Certamente, soubemos aproveitar bem o importante apoio que Cameron, Sigourney e Joel vem somar à histórica luta contra este horroroso mega-empreendimento. Devido à presença deles, a presença da mídia foi massiva e pudemos, levar nossos argumentos e posições a espaços que nunca tínhamos conseguido antes e, em muitos casos, com um "tom" favorável para a nossa causa.

A forte impressão que ficou do ato, coletiva e conversas paralelas é que o diretor e os atores estão de fato comprometidos com esta luta. As falas do Cameron foram muito consistentes, sempre reconhecendo que apesar de ser um estrangeiro, é um cidadão do mundo, um morador da Terra, preocupado com as futuras gerações e com os rumos deste planeta, tão obcecado pelos lucros incessantes*. Ele afirmou que Avatar é o seu filme mais pessoal e que expressa sua vontade de contribuir para um mundo mais justo. Disse que ao ser procurado e informado sobre a construção de Belo Monte e do que ela representa não pôde resistir a se juntar a essa luta. Cameron afirmou que será um porta-voz mundial desta causa e usará o seu prestígio para ajudar do modo que puder. Também afirmou que pretende fazer um documentário sobre o que vem acompanhando em relação a Belo Monte.

Seguem mais alguns links sobre a cobertura de imprensa:


Jornal Nacional: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1246293-7823-PASSEATA+CONTRA+A+CONSTRUCAO+DA+HIDRELETRICA+DE+BELO+MONTE+REUNE+EM+BRASILIA,00.html

Jornal da Globo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1246367-7823-DIRETOR+FAMOSO+DE+HOLLYWOOD+PARTICIPA+DE+PROTESTO+EM+BRASILIA,00.html

Bandeirantes: http://videos.band.com.br/ (colocar "Cameron" na busca)

http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/conteudo.asp?ID=288350



Forte abraço a tod@s!

E vamos que vamos... unidos e atentos. O leilão está marcado para o dia 20/04!!!

Patrícia

* Acho que agora até vou assistir ao filme... rs!

--
Patrícia Bonilha
Assessoria de Comunicação
Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais
SCS Qd 08, Edifício Venâncio 2000, Bloco B50, salas 415/417
Brasília - DF, CEP 70333-970
++ 55 61 3321-6108
Fax: ++ 61 3321-2766
skype: pbonilha
www.rbrasil.org.br

Seja você a mudança que você quer ver no mundo. - Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário