segunda-feira, 12 de abril de 2010

Movimentos sociais protestam em Brasília contra Belo Monte nesta segunda (12)

Nesta segunda-feira, dia 12 de abril, os movimentos sociais realizam um grande ato político de protesto contra Belo Monte, pedindo a anulação da licença prévia e do Leilão que está marcado para o dia 20 de abril. O ato é articulado pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre, MAB, CIMI, COIAB, ISA, Rede Brasil, Amigos da Terra Amazônia Brasileira, International Rivers e diversas organizações que vem apoiando essa luta de resistência contra Belo Monte.

A concentração acontecerá das 8h às 12h, na Torre de Televisão. A caminhada se estenderá por cerca de três quilômetros percorrendo a Esplanada dos Ministérios, parando em frente de seis órgãos governamentais para os discursos contra o leilão. Os pontos serão: Ministério da Justiça, Congresso Nacional, Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Indústrias e Comércio e ANEEL.

O movimento organiza também uma coletiva de imprensa às 14h na, Tenda da UNB, onde está acontece o evento do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Esse momento é crucial, pois estamos às vésperas do leilão e aguardando o julgamento das duas ações civis públicas ajuizadas pelo MPF nesta quinta, dia 08. A participação de todos é fundamental para pressionarmos os diversos órgãos do governo e tentarmos reverter esse processo.

3 comentários:

  1. Parabéns a todos pelo movimento de resistência. Só uma dica. No texto fica parecendo que o protesto é contra Belo Monte. Para quem não está acompanhando pode parecer estranho. Talvez fosse bom colocar que é contra a hidréletica em Belo Monte, ou seja, o movimento é por Belo Monte, sua natureza e seu povo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter participado deste ato contra o Projeto Belo Monte, contemplo de forma acalourada e emocionda as manifestações que amigos e camaradas dos Movimentos Sociais e entidades de Altamira estão fazendo em DF. Este é o momento em que precisamos nos unificar, esquecendo de siglas partidárias, para assim encontramos mais forças para lutar contra esse monstruoso projeto que ameaça a vida não só de altamirenses (de verdade, que aqui nasceram ou que escolheram esta para ser sua terra), povos indígenas, ribeirinhos, mas o único bioma que ainda resiste apesar de tanta devastação que é a Amazônia. Resistência sempre!!!!

    ResponderExcluir
  3. Carlos e Jeane, muito obrigado pelos comentários e pela sugestãoa. Carlos você tem toda razã: a luta é contra o projeto da UHE de Belo Monte e não contra Belo Monte.
    Saudações
    Marquinho Mota
    Comitê Metropolitano doMovimento Xingu Vivo para Sempre - Belém - PA

    ResponderExcluir