quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nós, indígenas do Xingu, não queremos Belo Monte

Por Cacique Bet Kamati Kayapó, Cacique Raoni Kayapó Yakareti Juruna

Nós, indígenas do Xingu, estamos aqui brigando pelo nosso povo, pelas nossas terras, mas lutamos também pelo futuro do mundo

O presidente Lula disse na semana passada que ele se preocupa com os índios e com a Amazônia, e que não quer ONGs internacionais falando contra Belo Monte. Nós não somos ONGs internacionais.

Nós, 62 lideranças indígenas das aldeias Bacajá, Mrotidjam, Kararaô, Terra-Wanga, Boa Vista Km 17, Tukamã, Kapoto, Moikarako, Aykre, Kiketrum, Potikro, Tukaia, Mentutire, Omekrankum, Cakamkubem e Pokaimone, já sofremos muitas invasões e ameaças. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, nós índios já estávamos aqui e muitos morreram e perderam enormes territórios, perdemos muitos dos direitos que tínhamos, muitos perderam parte de suas culturas e outros povos sumiram completamente. Nosso açougue é o mato, nosso mercado é o rio. Não queremos mais que mexam nos rios do Xingu e nem ameacem mais nossas aldeias e nossas crianças, que vão crescer com nossa cultura.

Não aceitamos a hidrelétrica de Belo Monte porque entendemos que a usina só vai trazer mais destruição para nossa região. Não estamos pensando só no local onde querem construir a barragem, mas em toda a destruição que a barragem pode trazer no futuro: mais empresas, mais fazendas, mais invasões de terra, mais conflitos e mais barragem depois. Do jeito que o homem branco está fazendo, tudo será destruído muito rápido. Nós perguntamos: o que mais o governo quer? Pra que mais energia com tanta destruição?

Já fizemos muitas reuniões e grandes encontros contra Belo Monte, como em 1989 e 2008 em Altamira-PA, e em 2009 na Aldeia Piaraçu, nas quais muitas das lideranças daqui estiveram presentes. Já falamos pessoalmente para o presidente Lula que não queremos essa barragem, e ele nos prometeu que essa usina não seria enfiada goela abaixo. Já falamos também com a Eletronorte e Eletrobrás, com a Funai e com o Ibama. Já alertamos o governo que se essa barragem acontecer, vai ter guerra. O Governo não entendeu nosso recado e desafiou os povos indígenas de novo, falando que vai construir a barragem de qualquer jeito. Quando o presidente Lula fala isso, mostra que pouco está se importando com o que os povos indígenas falam, e que não conhece os nossos direitos. Um exemplo dessa falta de respeito é marcar o leilão de Belo Monte na semana dos povos indígenas.

Por isso nós, povos indígenas da região do Xingu, convidamos de novo o James Cameron e sua equipe, representantes do Movimento Xingu Vivo para Sempre (como o movimento de mulheres, ISA e CIMI, Amazon Watch e outras organizações). Queremos que nos ajudem a levar o nosso recado para o mundo inteiro e para os brasileiros, que ainda não conhecem e que não sabem o que está acontecendo no Xingu. Fizemos esse convite porque vemos que tem gente de muitos lugares do Brasil e estrangeiros que querem ajudar a proteger os povos indígenas e os territórios de nossos povos. Essas pessoas são muito bem-vindas entre nós.

Nós estamos aqui brigando pelo nosso povo, pelas nossas terras, pelas nossas florestas, pelos nossos rios, pelos nossos filhos e em honra aos nossos antepassados. Lutamos também pelo futuro do mundo, pois sabemos que essas florestas trazem benefícios não só para os índios, mas para o povo do Brasil e do mundo inteiro. Sabemos também que sem essas florestas, muitos povos irão sofrer muito mais, pois já estão sofrendo com o que já foi destruído até agora. Pois tudo está ligado, como o sangue que une uma família.

O mundo tem que saber o que está acontecendo aqui, perceber que destruindo as florestas e povos indígenas, estarão destruindo o mundo inteiro. Por isso não queremos Belo Monte. Belo Monte representa a destruição de nosso povo.

Para encerrar, dizemos que estamos prontos, fortes, duros para lutar, e lembramos de um pedaço de uma carta que um parente indígena americano falou para o presidente deles muito tempo atrás: " Só quando o homem branco destruir a floresta, matar todos os peixes, matar todos os animais e acabar com todos os rios, é que vão perceber que ninguém come dinheiro " .

Cacique Bet Kamati Kayapó, Cacique Raoni Kayapó Yakareti Juruna, representando 62 lideranças indígenas da Bacia do Xingu.

4 comentários:

  1. Eu Cristina Seabra(Amiga do Brasil)pagina no orkut.Estou simplismente chocada esta e a palavra certa a dia sque nao tenho alegria e nao consigo mim consentrar nos meus estudos.Tirei todas as fotos do governo brasileiro da minha pagina,no qual lhe fazia altos elogios.Hoje nao faria o mesmo,nunca mas ponho foto de politico na minha pagina.Esta Barragem de belo monte penso eu chocou a nos verdadeiros brasileiros,isto e um dano moral e cultural nao se mexe com a cultura de um povo,eu penso que o governo e que altorizou esta barragem foi longe demais sempre defendi a cultura brasileira e em especial os povos da floresta e seus direitos,como e possivel construir uma barragem no berco da cultura brasileira o RIO XINGU e o simbolo de referencia dos priemiro habitantes do Brasil,muitos podem pensar que eu nao estou falando coisa com coisa mas isto e um absurdo um pais com 193 milhoes de habitantes aceitar isto a forca penso eu porque estamos sendo forcados a aceitar esta forca demoniaca,isto e uma mancha muito grande na historia do Brasil.Vai ficar famoso em filme como historia tragica a nova paisagem do RIO XINGU jamais sera a mesma,nao aceito e nao vou aceitar(Igual falou o Cacique Raoni nascido na floresta da Amazonia)povos caiapos.Eu estou com o meu coracao partido a dias.Moro na Suecia e sei muito bem o que e ser estrangeira na europa,poe bandeiras em janekas,grandes mastros nos jardins e bandeiras nas varandas enquento nos brasileiros com toda esta riqueza natural temos que engoli esta barragem.Isto e imperdoavel.Nao se tratam de ongs e estrageiros que querem defender o Brasil a Amazonia como falaram as liderancas indigenas se tratam de nos brasileiros em ter que ser obrigados a aceitar uma barragem que vai mudar totalmente a paisagem de um dos rios mas famosos no mundo da floresta da AMAZONIA.Nao pensei que um governo que eu tanto admirei iria mim causar um dano tao grande como a todos nos brasileiro na tenho palavras para explicar tanto sofrimento com esta barragem.O governo mexeu com a nossa cultura,com a nossa alma isto e um dano muito grave que daria muitos processos e o povo sairia ganhador.Nao aceito igual ao cacique Raoni que falou nao aceito e nem vou aceitar.Amiga do Brasil

    ResponderExcluir
  2. A instalação dessa usina é a morte do rio Xingu e toda biodiversidade que nele existe.
    Nossa ministro do meio ambiente precisa aguardar... e o MInistro de Minas Energia não pensa em ninguem, so pensa nele... Deixo minha indgnicação registrada...

    ResponderExcluir
  3. Nós da ANB- AMIGOS DA NATUREZA DO BOLSÃO, estamos indignados com a construção dessa usina, pois é a vergonha para o BRASIL ver este local ser degradado e não fazer nada...
    Presidenta Dilma e Edilson Lobão, dinheiro não se come.. vamos preservar o que ainda resta em nosso PAIS...

    ResponderExcluir
  4. Sei como resolver o problema de vocês, basta vocês exporem minha ideia, através dela é possível resolver o problema de vocês e de todos
    os interessados.
    Pode ser preservada a área que querem inundar e pode se produzir energia com maior volume sem dano ambiental. mais informação no link
    http://www.youtube.com/watch?v=UiRv6_8Z4QY

    ResponderExcluir