quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Belo Monte, A Faxina e a Presidente, artigo de Sulema Mendes de Budin

[EcoDebate] Que espécie de “faxina” na miséria a sra. pretende fazer, jogando nas estradas mais de 20.000 famílias, arrancando índios de suas terras, deslocando extrativistas, pescadores e demais povos da floresta, para liquidar com o Rio Xingu, inundando mais de 500 km2 de floresta amazônica, cortando castanheiras e outras árvores nativas para instalar o canteiro de obras dessa usina monstro, maldita e desnecessária, além de alagar mais de um terço da cidade de Altamira? Porque é uma deslavada mentira do Consórcio Norte Energia que apenas algumas palafitas onde vivem miseráveis serão inundadas e estes receberão novas casas para viverem dignamente! Só insanos e irresponsáveis, em pleno século XXI, alagariam uma cidade!

Leia o levantamento recente (e sério) da área de Altamira que será realmente alagada, feito pela UFPA, a pedido mo MPF/PA. Só acredita nos barrageiros (a pior espécie de empresariado nacional) quem não conhece a história, sempre a mesma, das hidrelétricas, desde Sobradinho, com as negociatas e as manipulações de “indenizações”, pagas a menor, ou nem pagas, e o trabalho escravo, tradição nos canteiros de obras! É claro que eles contam com grandes vantagens: as contribuições para campanhas políticas, as verbas para corrupção e a impunidade diante da teoria do “fato consumado” que, felizmente, foi derrubada recentemente pelo STF.

Será possível que a sra. realmente acredite nas mentiras do min. Lobão, pau mandado do verdadeiro senhor do setor elétrico deste país, essa excrescência que preside o Senado de um governo que se diz “de esquerda” e não se atreve a enfrentar esse aleijão moral, filhote da ditadura, que o seu Partido tanto invoca como abominável, nas campanhas políticas, mas cujos métodos adota? Bastou o min. Lobão “garantir” (como se gente dessa laia tivesse palavra ou merecesse credibilidade) que o reservatório de Belo Monte não vai atingir, nem prejudicar as aldeias e os índios para tranqüilizar a sua consciência. Ou é a inconsciência e a falta de conhecimento da realidade da região e seus habitantes, a arrogância que a fazem persistir num projeto megalomaníaco, combatido de norte a sul do Brasil e no exterior, objeto de estudos e análises dos melhores técnicos do IBAMA e de 40 especialistas, reconhecidos e respeitados internacionalmente.

A Amazônia e seus habitantes existem, sra. presidente. Não são invisíveis, nem parte de um espólio disponível para leilão. Não se faz leilão de cidadania! Energia barata em preço (mas cara em tragédias irreparáveis) para a Vale, que vai contribuir para os 70% dos lucros que ela envia para o exterior! Mas disso eu trato no próximo artigo.

Por que a sra. não recebe gente como os que participam de instituições contrárias a Belo Monte (e são muitos) para ouvir seus argumentos? D. Erwin, um verdadeiro herói, que vive acompanhado por 2 policiais ou já teria sido assassinado, apesar de ser Bispo de Altamira e ter recebido o Prêmio Nobel Alternativo, Antônia, a presidente do Movimento Xingu Vivo, também ameaçada de morte, o presidente da Associação dos Antropólogos do Brasil, lideranças das populações tradicionais, ribeirinhos, pescadores, indígenas, lideranças dos Kaiapós, e outras tribos, que têm pedido para terem acesso direto a presidente do país e estão dispostos a morrerem em defesa do Rio. E não pense que é bravata. Eles não são como os políticos, mentirosos e demagógicos que apóiam (e muitos que nem apóiam) o seu governo. Têm honra e coragem para morrerem defendendo suas terras e tradições.

Sra. presidente, está lhe faltando, entre outras coisas, o conhecimento exato de suas funções como mandatária transitória do povo, que é o verdadeiro titular do poder, dos recursos naturais, entre os quais os rios, as florestas, do território e demais bens da nação. Seja menos prepotente, autoritária, receba representantes legítimos do povo que a elegeu (eu estou fora dos iludidos) não a camarilha corrupta imoral e sem noção de ética desse Congresso que nos envergonha com suas falcatruas e corporativismo. A sra. sabia que D. Pedro II, que era IMPERADOR DO PAÍS, dava audiências públicas, recebia, ouvia e atendia até escravos? É um bom exemplo para ser seguido de humildade e grandeza de um verdadeiro estadista, o primeiro dos dois únicos que este país teve (o outro foi Getúlio Vargas, queiram ou não os seus detratores).

Tenho lido cartas, petições que lhe foram enviadas, algumas solicitando “humildemente” alguns minutos do seu tempo, tempo esse que pertence não aos políticos e seus asseclas, mas aos cidadãos deste país. Se a sra. não sabia, é para servir o povo que se elegem os presidentes. Não é favor, nem liberalidade. Faz parte de suas obrigações. Como cidadã deste país, titular de todos os direitos que constituição Federal de 1988 me assegura, eu exijo que receba com toda atenção e civilidade os representantes das instituições que têm solicitado sua atenção pessoal para a questão Belo Monte. E pare imediatamente essa obra, antes que o Rio Xingu se cubra de sangue inocente, no genocídio anunciado pelo atual presidente do IBAMA, do alto de sua insignificância.

Sulema Mendes de Budin. Cidadã brasileira, ambientalista, advogada e consultora em meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário