terça-feira, 29 de novembro de 2011

17 de dezembro: Dia X pelo Xingu – Dia de luta contra Belo Monte


No próximo dia 17 de dezembro de 2011, sábado, ativistas de movimentos sociais sairão às ruas mais uma vez para protestar contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A Marcha denominada “Dia X pelo Xingu – Dia de luta contra Belo Monte” pretende percorrer as principais ruas do centro da capital para denúnciar o crime socioambiental que está sendo realizado contra os povos da Amazônia.
Nota do Comitê Metropolitano Xingu Vivo
A construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, tem sido apresentada como um projeto que irá trazer energia, emprego e desenvolvimento para a região. A cada dia, essas promessas se revelam um belo monte de mentiras.
Os 11.000 MW de energia que seriam gerados a partir de 2020, o que tornaria a usina a terceira maior do mundo, seriam produzidos somente durantes uns 3-4 meses ao ano, durante a cheia do rio. Nos outros meses a produção de energia cairia até chegar a menos de 1.000 MW. A média anual seria de 4.500 MW.
Essa quantidade de energia pode ser conseguida de várias outras maneiras. Estudos da Universidade de São Paulo afirmam que modernizando as atuais hidrelétricas o governo aumentaria em até 7.600 MW, sem que nenhuma nova usina seja construída. Somente em energia eólica (ventos) o país deverá estar produzindo, a partir de 2014, cerca de 5.000 MW. E ainda tem a energia solar e biomassa (com projetos de 13.000 MW até 2020). Ou seja: não é necessário construir Belo Monte para se gerar mais energia.
No pico da construção seriam ofertados 41 mil empregos. Mas, segundo os estudos do próprio governo, seriam atraídas para a região 96 mil pessoas. Ou seja: Belo Monte vai gerar 55 mil novos desempregados para Altamira e região.
Não há desenvolvimento sem investimentos na melhoria da qualidade de vida. E a Norte Energia – NESA, empresa que está construindo a usina, desde julho/2011, já demonstrou que atua com o único objetivo de aumentar seus lucros, sem se importar com a população local. No início de novembro demitiu 170 trabalhadores porque eles protestaram contra as péssimas condições de trabalho.
A Prefeitura de Altamira elaborou um documento, assinado junto com os 11 vereadores do município, no qual pede a suspensão das atividades no canteiro de obras, pois denuncia que a NESA não está cumprindo os programas de infraestrutura que seriam necessários para atender a chegada de milhares de pessoas em busca de emprego. Altamira está um caos, conforme previsto.
Uma barragem iria desviar o curso do rio, deixando 100 km praticamente secos. E essa parte do Rio Xingu, denominada Volta Grande, é o lar de duas grandes comunidades indígenas. O rio fornece 80% da proteína (peixes) consumida pelos seus habitantes. Sem o rio, não há como os povos indígenas sobreviverem.
Além disso, espécies como o acari-zebra, um peixe ornamental, que só existe no Xingu, cuja captura está proibida pelo IBAMA, pode ser extinto. Também as áreas de desova de tartarugas e tracajás, estão ameaçadas.
E sabe quem vai pagar por toda essa destruição? Você! O BNDES deve emprestar cerca de R$ 24 bilhões, com juros baixíssimos e parcelas a perder de vista. É dinheiro público (seu dinheiro), que poderia ser investido na construção de redes de saneamento, escolas, hospitais e casas populares.
17/12:
Dia X pelo Xingu
Dia de Luta contra Belo Monte
Praça da República, 09h00
Belém do Pará
Comitê Metropolitano Xingu Vivo

15 comentários:

  1. Não queremos UHE Belo Monte, vamos luta pelo nosso rio Xingu.

    ResponderExcluir
  2. Mas poderíamos fazer tbm manifestações por todo o Brasil aproveitando a data... e ai quem topa?

    ResponderExcluir
  3. A Idéia é que o Ato se epsalhe por todo oBrasil. Curitiba, São Paulo,lorianópílis, já confirmaram. Vamos ver quem mais topa.
    Abs.
    Marquinho Mota
    Comitê Xingu Vivo

    ResponderExcluir
  4. O pessoal do Brasil pelas Florestas é quem tá organizando. Na semana que vem vamos colocar todas as informações no blog.
    Um abraço
    Marquinho Mota

    ResponderExcluir
  5. É necessário organizar aqueles eventos do facebook, pegar todos os links com cidades já confirmadas e postar aqui. Pra ter TODAS AS informações sobre as ações disponíveis num mesmo lugar, que pode ser aqui e no site do xingu vivo também. Sabrina

    ResponderExcluir
  6. Marquinho, este blog tem que colocar aqueles botões para compartilhamento direto pra twitter, facebook e outros. Muito mais prático pra espalhar os links.

    Abraços,

    Sabrina

    ResponderExcluir
  7. o Parque Nacional do Xingu fica a 1.316 km abaixo da usina, portanto não há como ser afetado. Isso seria como dizer que a construção de Itaipú tenha causado impactos ambientais em Buenos Aires. rsrsrsr!

    ResponderExcluir
  8. Depende do que vc entende por afetar. A NESA e o Governo até hoje dizem que os indígenas da Volta Grande (Jurunas e Araras) não vão ser afetados por que eles não residem na área do reservatório da usina, porém vão ter a vazão do Xingu, que banha suas terras, reduzida em até 90%. Anônimo, reduz 90% da água da tua casa pra sempre e ai eu acho que tu mudas o teu conceito de afetado.
    O que os Indígenas do Parque do Xingu temem, e com toda razão, é que se a primeira barragem for construida, serão nescessária pelo menos mais 3 barragens rio acima (ameaçando sim o Parque) para garantir a viabilidade econômica do empreendimento, informação que o governo e que o empreendedor negam, maas este tipo de informação não interessa divulgar, né anônimo?

    ResponderExcluir
  9. Se esse movimento chegar a Mato Grosso sou a primeira a apoiar!

    ResponderExcluir
  10. Temos que saber da onde saira a passeata contra Belo Monte.

    ResponderExcluir
  11. estou em santa catarina apoio essa marcha aqui eu faco meu comercial divugo meu para-pai,degua força pj.

    ResponderExcluir
  12. Vai Rolar o ato em Salvador?

    ResponderExcluir
  13. MANIFESTAÇÃO EM SÃO PAULO:

    Sábado, 17 de Dezembro de 2011
    14:00 até 19:00
    Vão livre do MASP, Avenida Paulista.

    ResponderExcluir
  14. E em Belém? onde vai ocorrer a concentração?

    ResponderExcluir